Tratamento de água: conheça quais são as etapas para torná-la potável

garrafa de agua para beber

Para que a água possa ser utilizada para o consumo humano, ela precisa passar por uma série de etapas necessárias à sua purificação para então, se tornar potável. Nessas etapas, acontece o que conhecemos como tratamento de água, com o intuito de torná-la limpa e inodora, recebendo substâncias essenciais e retirando resíduos prejudiciais à saúde, configurando assim uma água que pode ser usada nas atividades diárias humanas sem nenhum tipo de contaminação, sendo armazenada e distribuída para a população.

Vamos agora conhecer as etapas do processo de tratamento de água de uma cidade.

Captação

O primeiro processo que dá início ao tratamento de água se chama captação, onde a água é retirada de seus reservatórios naturais, sendo eles rios, lagos ou ainda represas. Para que água possa ser retirada, é utilizado um conjunto de grandes tubos que leva a água coletada para tanques em estações de tratamento. Nas estações de tratamento, a água irá passar por outros procedimentos.

Vale lembrar ainda que, antes que entre nos tanques, ela é separada de grandes resíduos através de grades de proteção que impedem a passagem desses materiais, deixando a água passar apenas com resíduos pequenos que serão retirados posteriormente com outros processos.

Coagulação

O segundo procedimento é a coagulação, onde a água armazenada em tanques é adicionada de um sal conhecido como sulfato de alumínio, ou ainda de sulfato férrico. Essas substâncias adicionadas a água tem a capacidade de formar flocos gelatinosos na sua superfície, coagulando todos os resíduos menores que estiverem dentro da água, permitindo a retirada de todas as substâncias visíveis a olho nu.

Floculação

O terceiro processo é a floculação, onde a água é direcionada para outros tanques especiais que receberão um polímero que ajudará a coagular, agora, os flocos formados pelo processo de coagulação, fazendo com que virem placas mais firmes, maiores e pesadas, possibilitando a sua retirada com ainda mais facilidade e efetividade.

Decantação

O quarto processo é a decantação, onde a água irá ser direcionada para outro tanque onde ficará em repouso por um bom tempo até que os flocos formados pela processo anterior se depositem no fundo dos tanques e possam de fato ser retirados. Os demais processos que antecedem a decantação, têm o mesmo objetivo, tornar mais fácil o processo de retirada dos resíduos visíveis, mas é só na decantação que a retirada propriamente dita acontece.

Filtração

A filtração serve para retirar o restante das impurezas que sobraram na água após o processo de decantação, onde a água atravessa um filtro grande formado por areia, carvão ativado e cascalho.

Fluoretação

Depois de todo o processo de separação de substâncias prejudiciais à saúde que havia na água, chegou o momento de colocar outras substâncias essenciais que fazem bem à saúde e precisam estar inseridas como propriedade da água potável. Primeiro, no processo conhecido como fluoretação, é inserido o ácido com flúor, para auxiliar na prevenção de cáries da população.

Cloração

A outra substância que será adicionada na água é o cloro, em formato de sal, com o objetivo de eliminar agora as impurezas que não são vistas a olho nu, sendo elas os micro-organismos presentes na água e que podem apresentar certo risco à saúde humana.

mulher tomando banho

Correção do PH da água

O penúltimo processo é a correção do PH, ou nível de acidez, da água. Nesse momento, é adicionado à água o hidróxido de cálcio, com o intuito de diminuir o nível de acidez do meio.

Armazenamento e distribuição

Por fim, a água já está pronta para ser armazenada em reservatórios e distribuída de forma adequada para toda a população por meio de tubos especiais e canos de grande porte, chegando à tubulação das residências e abastecendo todas as casas, sendo então chamada de água potável.

Gostou deste artigo? Se você, por algum motivo, suspeita que haja algum vazamento de água nas tubulações da sua casa, não deixe de chamar o mais rápido possível, uma empresa de caça vazamentos, que irá rapidamente identificar qualquer tipo de problema que possa estar ocorrendo na sua residência.