O que é alinhamento e balanceamento?

rodaa

É provável que você já saiba o quanto é importante fazer as devidas manutenções em um determinado veículo, não é mesmo? No entanto, isso não quer dizer que você realmente entenda sobre tudo o que precisa ser feito. Por exemplo, consegue dizer ao certo o que é alinhamento e balanceamento? Acha que esses dois procedimentos são diferentes ou significam a mesma coisa?

Para já adiantar um pouco do assunto, é válido ressaltar que esses dois serviços são diferentes sim e ambos precisam ser feitos no carro para evitar futuros problemas mais sérios. Sendo assim, pode-se dizer que tanto o alinhamento quanto o balanceamento são, na maioria das vezes, procedimentos de manutenção preventiva.

Para saber se o seu veículo precisa de um balanceamento, por exemplo, basta notar que o volante está vibrando ou que o carro está fazendo alguns barulhos estranhos quando atinge determinadas velocidades. Por sua vez, para saber se o alinhamento que é o problema, é só soltar o volante por um momento enquanto estiver dirigindo e ver se o carro está puxando para o lado. Se sim, significa que ele precisa ser alinhado.

Entretanto, para entender exatamente o que é alinhamento e balanceamento é só continuar a leitura deste artigo ou clique aqui para conhecer empresas do setor.

Mas, afinal, o que é alinhamento e balanceamento?

Logo a seguir será possível entender ao certo o que é cada um dos procedimentos mencionados acima de uma maneira mais detalhada. Dessa forma, ficará mais claro quais são as principais diferenças entre esses dois procedimentos.

Alinhamento

O alinhamento é um serviço realizado com o principal objetivo de ajustar os ângulos das rodas e, com isso, mantê-las paralelas entre si e perpendiculares ao solo. Isso é importante uma vez que ajuda que o motorista não perca o controle do veículo em curvas, por exemplo.

Além da segurança, o alinhamento também evita o desgaste irregular dos pneus e, consequentemente, aumenta a vida útil dos mesmos. Outra questão é que esse procedimento também ajuda na economia de combustível, uma vez que as rodas vão ficar mais tempo em atrito com o solo.

Balanceamento

Por sua vez, o balanceamento é um procedimento que permite que a roda consiga girar sem provocar vibrações nos carros quando os mesmos atingem determinadas velocidades. Esse serviço é essencial para equilibrar o conjunto de rodas e pneus do automóvel.

Fazendo essa manutenção da forma correta, o motorista poderá notar um conforto maior na hora de dirigir o carro. Além disso, o balanceamento também é capaz de melhorar e muito o desempenho dos pneus.

Principais diferenças

Sendo assim, enquanto o alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas do veículo, o balanceamento é capaz de fazer com que as rodas girem sem vibrações. Essa é a grande diferença entre esses dois procedimentos que são essenciais no momento de fazer a manutenção do carro.

Conclusão

Conseguiu entender o que é alinhamento e balanceamento? Agora com certeza ficará muito mais fácil de notar qual procedimento o seu carro está precisando, não é mesmo? Sendo assim, fique bastante atento e nunca deixe de fazer as devidas manutenções em seu veículo.