Aquecimento global: o que é e como você pode contribuir para minimizar os impactos

floresta desmatada

Certamente, você já ouviu falar em aquecimento global algumas centenas de vezes em sua vida. Mas você sabe o que é exatamente o aquecimento global, o motivo dele ocorrer e também como você pode ajudar a minimizar os impactos dele?

Se você não sabe, não se preocupe, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o aquecimento global nesse artigo. Confira abaixo.

O que é Aquecimento global?

O aquecimento global, como o próprio nome sugere, é o aumento da temperatura da Terra ao longo dos anos, décadas, séculos e milênios.

Esse é um efeito tipicamente natural do nosso planeta, que passa por ciclos contínuos de aquecimento e resfriamento.

O problema quando falamos desse fenômeno, é o quanto que as ações provocadas pelos seres humanos está contribuindo negativamente para acelerar esse processo.

Para se ter uma ideia, o século 20 foi o que teve o maior aumento do aquecimento global desde o fim da última era glacial, que terminou há cerca de 12 mil anos.

Esse acontecimento ocorreu devido ao surgimento da ‘era industrial’, ocorrida no século passado e desde então, continua aumentando drasticamente com o passar dos anos.

O problema do aquecimento global em um ritmo tão acelerado provocado pela humanidade é que os animais e plantas do nosso planeta não conseguem se adaptar na mesma velocidade do aumento do aquecimento. Em outras palavras, se o aquecimento global não for freado o mais breve possível, poderemos ver a extinção de muitas plantas e animais, assim como também, muitas doenças atingindo os seres humanos.

Animais da base de nossa cadeia alimentar e também plantas sendo extintas trazem um efeito em cascata devastador para toda a humanidade.

Imagine o seguinte:

  1. A planta que alimenta um animal da base da cadeia alimentar deixa de existir;
  2. Esse animal por sua vez, não consegue se adaptar rapidamente para consumir outro tipo de planta e também é extinto;
  3. O animal maior que se alimentava desse animal menor não pode mais se alimentar pois aquele animal foi extinto por falta de alimento. Consequentemente ele também é extinto;
  4. O animal maior que o outro e que se alimentava dele também não tem mais alimento agora. Enfim, doenças vão surgindo, tanto o ser humano quanto os animais passam a ficar mais vulneráveis, e todos saem perdendo nesta batalha contra o crescimento desenfreado das cidades.

Como minimizar o Aquecimento global?

O nosso planeta tem ‘sistemas de proteção’, quando o ambiente se torna muito quente, ele entra em uma era glacial (que dura milhares de anos) para se ‘resfriar’. Como dito, isso é algo que acontece naturalmente com o nosso planeta. Ao longo da sua existência, as eras glaciais já ocorreram várias vezes.

O problema é que devido à intervenção humana, como a poluição de mares, rios, ar, desmatamento e tantas outras coisas, isso está ocorrendo de maneira muito rápida e frequente. Para se ter uma ideia, o aquecimento global previsto para ocorrer em mil anos, ocorreu em menos de 100 devido à ação humana.

Nessa velocidade, em poucos séculos entraremos em uma nova Era Glacial.

Por isso, algumas atitudes devem ser tomadas, dentre elas:

  • Diminuição da poluição do ar, diminuindo assim o efeito estufa;
  • Diminuição do desmatamento;
  • Reflorestamento de áreas desmatadas;
  • Reciclagem mais efetiva;
  • Diminuição do consumo de carne bovina. Os gases liberados por bovinos é um dos grandes causadores do efeito estufa;
  • Diminuição do consumo de plástico como sacolas plásticas, canudos e copos descartáveis.

fumaça densa poluindo o ar

Quando falamos em geração de energia, o ideal seria que passássemos a utilizar mais as fontes de energia renováveis, como a energia solar e a energia eólica. No mundo, ainda é muito utilizado as hidroelétricas, termoelétricas e aquecimento a gás, principalmente nos países mais frios. Se a sua casa também precisa de aquecimento, entre em contato com uma empresa especializada em instalação de aquecedores a gás.

Esses são apenas alguns exemplos do que podemos fazer para minimizar os efeitos do aquecimento global. Como visto, até atitudes simples do seu dia a dia podem contribuir para ajudar o planeta e as gerações futuras.