Revista Espaço Ética

Carta do Diretor, por Clóvis de Barros Filho

Superando os obstáculos entre a reflexão crítica e a busca pelas metas

Clóvis de Barros Filho[1]

 

Como citar:
BARROS FILHO, Clóvis. Carta do diretor: Superando os obstáculos entre a reflexão crítica e a busca pelas metas. in: Revista Espaço Ética: Educação, Gestão e Consumo. Ano I, N. 01, jan./abril de 2014, ps. 8-9 – ISSN: 2359-5795

Palavras-chave: apresentação, valores, reflexão crítica

Artigo em PDF

 

Introdução 

É com enorme satisfação que ofereço aos nossos alunos, clientes e colegas acadêmicos a Revista do Espaço Ética: Educação, Gestão e Consumo, uma produção interinstitucional do Espaço Ética com a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, que também conta com o apoio dos acadêmicos da linha de pesquisa em Diversidade Cultural e Criatividade, do programa de Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie e também com alguns professores da linha de pesquisa em Comunicação e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo.

Essa é a quarta revista que ajudei a montar na minha trajetória acadêmica. A primeira surgiu na década de 90, a Ética & Meios, uma produção independente com apoio de professores da ECA/USP e da Cásper. Ela reunia pesquisadores e profissionais do jornalismo que propunham reflexões sobre as práticas de comunicação de massa. Apesar do sucesso de leitores e críticas, sua manutenção dependia do salário dos professores engajados no projeto. Nem preciso explicar como ela deixou de circular por falta de dinheiro.

A segunda revista que ajudei a criar, em 2004, foi a Comunicação, Mídia e Consumo, vinculada ao programa de mestrado em Comunicação Social da Escola Superior de Propaganda e Marketing quando eu era o coordenador. Essa revista, mantida pela faculdade, continua ativa e muito bem avaliada pela CAPES.

A terceira foi uma coleção de quatro revistas publicadas em 2012 pela editora Duetto e Espaço Ética com o título Ética: pensar a vida e viver o pensamento. Apesar do sucesso de venda em bancas de jornal, fato que garantiu novas reimpressões, o projeto de novos números sucumbiu por falta de anunciantes e patrocínio.

A Revista Espaço Ética nasce independente, sustentada pelos lucros obtidos pelas áreas educacionais e editoriais do nosso escritório, o Espaço Ética Ltda. O sucesso de nosso trabalho nas empresas e universidades garante o investimento nessa publicação e sua livre distribuição na internet. Confiei ao meu amigo e colega Arthur Meucci a árdua tarefa de fazer uma revista que fosse, ao mesmo tempo, acadêmica e de divulgação. Nossa revista, que tem como objetivo entender melhor a sociedade de consumo em que vivemos, respeita um dos principais valores de nosso escritório: criar uma ponte entre o conhecimento crítico das universidades com os anseios e dilemas vividos pelo mercado. Queremos aproximar conhecimentos e fomentar diálogos entre dois campos que, infelizmente, não se comunicam como deveriam.

Eis o nosso mais novo desafio. Espero que todos os nossos leitores apreciem, comentem e participem da revista. Queremos conversar com professores, estudantes e empresários sem se utilizar das máscaras ideológicas que sustentam as relações de dominação. Buscamos aqui mais contemplação e menos aplausos.

Boa leitura.

 

[1] Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e Jornalismo pela Faculdade Cásper Libero. Doutor em Direito pela Universidade de Paris e Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É Professor-Livre docente da ECA-USP e sócio-diretor do Espaço Ética. clovis@espacoetica.com.br

Tags: , , , ,

Sorry, the comment form is closed at this time.

Educação, Gestão e Consumo

Endereço de contato: Rua Maranhão, 620, cj. 141, Higienópolis – São Paulo – SP - CEP 01240-000

Telefone: (11) 2659-6945 / email: revista@espacoetica.com.br